22/02/2022 às 21:52

Qual a diferença entre Full HD e UHD 4K?

536
2min de leitura

• Você sabe qual é a diferença entre Full HD e UHD 4K?

Este post irá te ajudar a entender um pouco a diferença dessas letrinhas que identificam basicamente a resolução (quantidade de pixels) da imagem que você está assistindo.

Vamos começar do básico: Quanto mais pixels uma imagem tiver, mais detalhada e realista ela será!

Você lembra aquelas TVs antigas (de tubo) que existiam antes das TVs de tela plana? Elas eram quase quadradas e tinham qualidade SD, que significa Standard Definition (definição padrão), com uma quantidade de 640 x 480 pixels.

De lá pra cá a tecnologia só evoluiu e a qualidade da imagem melhorou muito, e muito rapidamente. Mas hoje em dia são 2 as principais qualidades de imagem que a gente assiste na TV, no celular e notebooks: a Full HD e a UHD 4K.

O FullHD, ou seja, Full High Definition (máxima alta definição) nada mais é do que uma imagem formada por 1920 x 1080 pixels. Quase 3 vezes mais qualidade do que aquelas TVs antigas, o FullHD oferece uma imagem bastante nítida e realista. 

Já o UHD 4K, ou seja, Ultra High Definition (ultra alta definição) é formado por uma imagem composta por nada mais, nada menos que 3840 x 2160 pixels, ou seja, uma diferença de exatas 4 vezes mais nitidez e riqueza de detalhes.

Nos smartphones é mais difícil notar a diferença de qualidade em função do tamanho reduzido da tela, mas nas televisões maiores a diferença fica mais evidente.

Hoje a maioria das novas séries da Netflix e Amazon Prime e de muito conteúdo presente no YouTube já são produzidos em UHD 4K. Mas lembre-se: é preciso ter uma TV que compatível com essa qualidade para poder usufruir de uma imagem como essa.E aí, me conta: agora ficou mais fácil de entender essa diferença?Aproveita e compartilha esse post com aquele amigo que está sempre na dúvida sobre qual tecnologia de vídeo contratar.

Abraços, Vagner Farias

22 Fev 2022

Qual a diferença entre Full HD e UHD 4K?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

comparativo diferença entre filmagem filmagem porto alegre full hd full hd x 4k porto alegre tecnologia uhd 4k vídeo