Imagem capa - Qual a diferença entre Full HD e UHD 4K? por W Farias Cinema e Vídeo

Qual a diferença entre Full HD e UHD 4K?

• Você sabe qual é a diferença entre Full HD e UHD 4K?

Este post irá te ajudar a entender um pouco a diferença dessas letrinhas que identificam basicamente a resolução (quantidade de pixels) da imagem que você está assistindo. Quanto mais pixels uma imagem tiver, mais detalhada e realista ela será!


Uma das coisas que essas duas siglas tem em comum são as letras HD: sigla em inglês para “high definition” traduzida como “alta definição”. A resolução HD (high definition ou alta definição) foi a primeira a surgir quando as televisões de telas finas chegaram ao mercado.

Se compararmos às antigas TVs de tubo o ganho de definição foi enorme. 

Mas as empresas de tecnologia não estavam satisfeitas e ainda buscavam por uma imagem ainda melhor, foi quando criaram a resolução Full HD. Nessa tecnologia, a quantidade de pixels é duas vezes maior que a do HD, 1920x1080 pixels, que equivalem a 2 milhões de pixels.

O FullHD oferece uma imagem bastante nítida e realista. Ainda hoje em dia, grande parte dos computadores, smartphones e televisões tem essa resolução.

A tecnologia da vez e que oferece uma maior qualidade de imagem é a UHD 4K, uma imagem com quatro vezes mais resolução do que a Full HD.

Ao todo são 8 milhões de pixels em uma tela de proporção 16:9 (3840x2160 pixels). Com essa resolução, quanto maior a tela, melhor a riqueza de detalhes pela qual o espectador é impactado.



Nos smartphones é mais difícil notar a diferença de qualidade e, nas televisões, são geralmente as com mais polegadas que trazem essa tecnologia.

Hoje a maioria das novas séries da Netflix e Amazon Prime e de muito conteúdo presente no YouTube já são produzidos em UHD 4K.


Quer ter o filme da sua festa como uma riqueza de detalhes que o UHD 4K oferece?

Nós da W Farias Cinema e Vídeo já trabalhamos com essa tecnologia a alguns anos e podemos utilizá-la no registro dos momentos mais felizes da sua família.

Entra em contato com a gente e vamos conversar.
Abraços,
Vagner Farias